Criar um Site Grátis Fantástico
Artigo - Recrutamento Interno E Externo
Artigo - Recrutamento Interno E Externo

As Duas Vertentes Entre O Recrutamento Interno E Externo

Entre o recrutamento interno e o externo, quais são as conseqüências e os benefícios para a sua organização, tanto na expectativa de sucesso nos novos contratados quanto aos impactos sofridos em seus antigos funcionários?

Divulgação de vagas, indicação de amigos, candidatos internos ou externos... Existem tantas fontes para reunir os candidatos à sua empresa que é necessário discernir e escolher a opção mais adequada para ter sucesso na seleção. Entre o recrutamento interno e o externo, quais são as conseqüências e os benefícios para a sua organização, tanto na expectativa de sucesso nos novos contratados quanto aos impactos sofridos em seus antigos funcionários?



De forma sucinta, o recrutamento é a divulgação de uma vaga e o ajuntamento de candidatos para preencher oscargos disponíveis em sua organização. Para isto, devem ser bem estabelecidos os pré-requisitos do cargo. Conhecer bem sua empresa e as necessidades do setor é fundamental para ter uma boa preparação para o processo seletivo. 

De forma geral o recrutamento poderá acontecer de duas formas:

Recrutamento interno: Quando você utiliza dos próprios recursos humanos de sua empresa. Tem interesse em aproveitar os funcionários em destaque, com diferencial, capacidades e competências necessárias para ocupar aquela nova função. Já o recrutamento externo utiliza dos recursos humanos disponíveis no mercado.

Geralmente, o processo interno de recrutamento abrange a divulgação de vaga por meio de murais, intranet ou outros meios de comunicação utilizados na empresa. Além disto, é aplicada uma prova técnica, dinâmica de grupo e uma entrevista. O importante desta situação é sempre dar o feedback ao funcionário que se apresentou como candidato a vaga, desta forma evita-se um constrangimento ou incerteza em relação ao processo seletivo.

Como vantagens o recrutamento interno apresenta importantes benefícios, entre eles, destacam-se a economia do processo seletivo, aumento de incentivo e motivação através de novas oportunidades de crescimento dentro do trabalho, além disto, o funcionário já está adaptado as políticas da empresa, é conhecido o seu comportamento, suas forças e fraquezas.

De outro lado, se o processo não for bem claro a expectativa da pessoa ao novo cargo poderá diminuir o seu rendimento, a competição pode se tornar negativa gerando conflitos e dificuldades de relacionamento através da promoção de outros funcionários. 

Em contrapartida, o recrutamento externo oferece vantagens atrativas como: sangue novo para organização, novas idéias e a possibilidade de fazer um processo seletivo mais exigente. Todavia, esta forma de recrutamento poderá reduzir a lealdade da empresa, geram-se mais despesas, alteração da política de salários, e a desmotivação dos funcionários internos por relacionarem esta situação como falta de oportunidade de crescimento.

Diante destas duas situações, cabe ao setor de Recrutamento e Seleção fazer um comparativo e escolher a melhor opção para a sua empresa. Ter um bom planejamento de recrutamento, conhecer as características desejáveis para a ocupação do cargo, e saber o potencial de sua equipe, bem como, os seus talentos e suas competências, darão a você a informação chave para escolher a melhor maneira de recrutar os candidatos. Agindo de forma inteligente e estratégica toda a sua empresa ganhará, e certamente você e sua organização terão sucesso em sua escolha! 

 

Artigo de uma ex-aluna da Faculdade Pitagoras Barreiro.

Priscilla Fernandes - Graduada em Gestão de Recursos Humanos.

https://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=As-Duas-Vertentes-Entre-O-Recrutamento-Interno-E-Externo&idc_cad=9q6vtzifz